Já ouviu falar em diário de gratidão?
O diário de gratidão é um exercício da Psicologia Positiva muito usado pela sua simplicidade e reconhecidos efeitos positivos.
Sabe aqueles dias em que parece que tudo correu mal? Pois bem, este exercício desafia-nos a identificar as coisas boas que acontecem diariamente, até nesses dias maus, onde estamos menos propensos/as a notá-las. Assim, no final de cada dia, devemos reservar um momento para pensar e escrever pelos menos três coisas boas que aconteceram no nosso dia. Não importa se foram grandes ou pequenas. Se foi ganhar o Euromilhões ou ver o sol. Basta que tenham despertado um sentimento bom. Se tem filhos/as, pode adaptar o exercício e à noite, quando os for deitar, pedir que pensem em algo pelo qual são gratos.
A gratidão é um sentimento espontâneo, mas, cada vez mais, os estudos nesta área destacam o seu valor como prática, demonstrando que as pessoas que fazem esforços conscientes para a cultivar obtêm importantes benefícios sociais e pessoais. Da minha experiência em contexto clínico posso dizer que, regra geral, os efeitos são muito positivos.
Mas porque é que exprimir gratidão é tão importante?
A eficácia de exprimir gratidão - emoção que expressa apreço pelo que se tem - parece estar muito ligada à forma como obriga o nosso cérebro a lembrar-se das coisas boas. Além disso, obriga-nos a uma reflexão diária, onde podemos tomar consciência e saborear os acontecimentos positivos. Restringe ainda o uso de palavras que expressam emoções negativas e desvia a atenção interior de emoções negativas como o ressentimento e a inveja, minimizando a possibilidade de refletirmos sobre elas.
O facto de ser um diário, como aqueles que tínhamos na adolescência, permite-nos consultá-lo naqueles dias em que precisamos de uma dose extra de positividade. Quantas vezes relembramos uma situação e as primeiras memórias são do que correu mal? Desta forma, podemos fazer uma "viagem ao passado" positiva, lembrar todas as coisas boas que aconteceram e olhar para o futuro com mais esperança - porque coisas boas acontecem!
Resumindo, porque é que praticar a gratidão é tão importante?
Porque...
Desconecta-nos de sentimentos tóxicos e negativos.
Diminui a ruminação de pensamentos negativos.
Aumenta a nossa perceção de felicidade .
Aumenta a satisfação com a vida.
Estimula o humor positivo.
Valoriza as coisas simples e imateriais.
Melhora o sono.
Promove a resiliência e a paciência.
Promove a saúde física e psicológica (mesmo para aqueles que já enfrentam problemas de saúde mental).
Melhora as relações.
O diário de gratidão, como muitas práticas de gratidão, pode ajudar-nos a sentirmo-nos mais calmos, principalmente à noite. Traz-nos uma nova perspectiva, mais positiva, sobre as nossas vivências e ajuda-nos a concentrarmo-nos no que realmente importa. Aprendemos mais sobre nós mesmos e tornamo-nos mais conscientes. E o melhor é que só precisamos de um caderno, uma caneta e uns minutos do dia. Aceita o desafio?
Para saber mais:
留言