Psicologia
O que é a terapia familiar?
A Terapia Familiar tem como objetivo ajudar a família a reorganizar-se perante um desafio, a transformar as suas relações e a facilitar a comunicação, originando mudanças na forma de pensar, sentir e interagir. Na intervenção familiar sistémica são ativadas as competências de cada elemento e os recursos da própria família, por forma a encontrar soluções satisfatórias e estratégias para lidar com os conflitos e tensões familiares.
A quem se destina?
Todas as famílias têm a capacidade de encarar os desafios inerentes ao seu funcionamento, contudo, por vezes, podem sentir algumas dificuldades. A Terapia Familiar Sistémica está indicada sempre que houver uma perturbação no sistema familiar e este aceite a intervenção e acredite na sua capacidade de resolução.
Indicações para terapia:
-
Dificuldades na gestão das tarefas do dia a dia;
-
Crises não normativas (desemprego, alteração da estrutura familiar, entre outras);
-
Crises normativas (entrada dos filhos na escola, na adolescência, entre outras);
-
Dificuldades no relacionamento com as famílias de origem;
-
Dificuldades parentais;
-
Problemas emocionais ou de comportamento de um dos elementos;
-
Situações de perda e luto;
-
Adaptação a situações de doença;
-
Crises familiares relacionadas com situações psicopatológicas (casos de anorexia, alcoolismo, suicídio, entre outros).
Como funciona?
O número de sessões varia de acordo com cada processo, sendo realizadas, em média, de 10 a 12 sessões. Geralmente, a primeira e a segunda sessão são de avaliação, seguidas de sessões de intervenção e follow-up. A duração das sessões varia entre 60 e 90 minutos.