Buscar
  • Lígia Gonçalves Silva

Casal: 5 dicas para sobreviver ao isolamento



1. Ajudem o outro a lidar com as emoções

Da alegria à tristeza, passando pelo tédio e pela frustração, um período como este pode transformar as emoções numa montanha russa! Tenham isso em mente e não minimizem os sentimentos do vosso parceiro. Um simples "Eu sei que esta situação é assustadora" poderá ser suficiente para acalmar a outra pessoa, mostrar que a ouve e proporcionar-lhe uma sensação de alívio.



2. Foquem-se em gentileza e respeito

Situações de stress podem propiciar conflitos e irritação entre os membros do casal, que nesta altura estão limitados obrigatoriamente ao mesmo espaço, sem pausas.

De forma a lidarem melhor com estas situações, estabeleçam como objetivo tratar o parceiro com gentileza, mesmo quando não apetece. Peçam desculpas quando forem indelicados e perdoem o outro por, às vezes, também ser rude. Lembrem-se que, embora muita coisa esteja fora do vosso controlo agora, há uma que podem controlar: a forma como tratam o outro. Portanto, sejam gentis e respeitosos, mesmo quando se sentirem stressados.



3. Descubram novas estratégias de coping

Com a limitação do isolamento, talvez não tenham acesso a algumas estratégias habituais, como fazer uma caminhada ou sair para correr no parque. Estas alterações podem trazer-vos uma sensação de impotência em gerir as emoções, sendo por isso importante adaptarem-se e experimentarem coisas novas ou menos frequentes: meditação, yoga, exercícios respiratórios, desenhar, ouvir música, ler um livro ou apenas passear pela sala pode diminuir o stress e ajudar-vos a sentirem-se melhor. Trabalhem a gestão das emoções para que possam ser o melhor parceiro possível nestas circunstâncias. Partilhem esta experiência e ofereçam-se para ajudar o outro!



4. Vejam esta situação como uma oportunidade de aproximação

Quantas vezes pensaram que gostariam de ter mais tempo para coisas simples como conversar ou ver um filme em conjunto? Ter tempo de qualidade para a relação é um desafio para muitos casais e esta pode ser a oportunidade perfeita! É difícil ser-se romântico trancado em casa com todas as preocupações que esta pandemia traz? Sim, certamente. Mas, por outro lado, pode ser uma excelente oportunidade para conversarem sem pressas, saberem mais sobre o outro e falarem de outras coisas além do vírus.



5. Façam planos para o futuro

Uma das formas de ultrapassar uma situação de stress é colocá-la em perspectiva: qual o impacto disto daqui a 1 ano? E daqui a 5 anos? Este exercício vai ajudar-vos a olhar o presente de outra perspectiva. Aproveitem então para discutir objetivos futuros, refletir sobre o que podem aprender com esta experiência e sobre tudo o que desejam mudar no futuro.

45 visualizações
  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

©2020 by ligiagoncalvessilva